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Criando um website profissional - Parte 2

Criando um website profissional - Parte 2


Após a identificação do público-alvo (nicho de mercado) para o negócio, o passo consiste no planejamento do website.


website-profissional


O planejamento assume a forma de um projeto (etapas claramente delimitadas e sequencialmente estabelecidas), embora, como em todo e qualquer projeto, ajustes se tornem necessários em etapas anteriores e algumas possam ser executadas de modo concorrente. Neste momento, o cronograma de desenvolvimento e implementação do projeto deve ser estabelecido.

O estabelecimento de um cronograma para desenvolvimento e implementação do website é necessário por razões de estabilização de custos. Muitas vezes, o desenvolvimento é implementado pela contratação de profissionais autônomos e prazos mal formulados podem gerar custos adicionais. Em outras situações, a inobservância das etapas de desenvolvimento pode gerar retrabalho, que ocorre quando funcionalidades necessárias ao bom desempenho do website foram esquecidas ou mal dimensionadas e serviços já conclusos precisam ser refeitos.

Uma ferramenta excelente e gratuita para a criação de cronogramas é o Gant Chart


Escolha da Hospedagem


A escolha de hospedagem está diretamente relacionada com custos e recursos disponíveis. Para realizar a escolha, você deve conhecer a capacidade de armazenamento requerida por seu produto ou serviço e ter uma estimativa do volume de tráfego a ser gerado pelo seu website em função do número de visitantes e do volume de informações a serem transmitidas pelo servidor para o dispositivo (computador, tablet, celular) do internauta. Deve também considerar a necessidade de dispor da função “site seguro” (“SiteLock”), essencial para lojas virtuais, que incrementam as opções de segurança e confiabilidade do website contra invasores.

Outro fator de fundamental importância na escolha da hospedagem reside na plataforma a ser utilizada para desenvolvimento do website. Algumas plataformas largamente utilizadas, como Drupal e Magento® rodam em servidores Linux, enquanto outras, como ASP.NET©, rodam em servidores Windows.


Definição da Identidade


Inicialmente, o nome do domínio (por exemplo, www.dominio.com.br) deve definido e sua disponibilidade verificada junto ao órgão gestor brasileiro. Disponível o domínio, o registro de propriedade deve ser providenciado (neste momento, o proprietário do domínio e os responsáveis técnico e pela cobrança da manutenção serão informados).

A segunda etapa é estabelecer o nome (slogan) do website, que será utilizado pelos mecanismos de buscas na web. Na sequência, outras questões técnicas, como respostas automáticas para os e-mails recebidos, redirecionamento (por exemplo, a digitação de dominio.com.br no navegador causa o redirecionamento para www.dominio.com.br, aqui entendido como domínio canônico, ou padrão).

A terceira etapa do projeto do website refere-se ao estabelecimento de regras de uniformização do visual das diferentes páginas que formam o site. O tema (aparência), logotipo, fontes e tamanhos e as cores dos diferentes componentes de cada página devem ser criteriosamente definidos, de modo a gerar um visual harmonioso, coerente e agradável aos visitantes.


Definição da Estrutura


A estrutura de um website pode ser dividida em quatro tipos:

Estrutura física (“back-end”): relaciona-se aos recursos computacionais necessários ao funcionamento do website, como banco de dados, linguagem de programação, funcionalidades (funções) presentes no site e recursos associados com a política de segurança.

A estrutura física deve ser minuciosamente documentada para que alterações e/ ou manutenções futuras sejam facilmente entendidas e implementadas.

Estrutura lógica (“front-end”): relaciona-se aos serviços disponibilizados no website, sejam para as pessoas encarregadas de fornecer conteúdos ou para os consumidores.

A estrutura lógica apoia-se na estrutura física e também requer documentação detalhada para que as pessoas encarregadas da supervisão do website possam administrá-lo facilmente ao longo de sua vida útil.

Na estrutura lógica incluem-se o acompanhamento do tráfego de consumidores para o website, a análise da performance (tempo de resposta para as requisições) e implementação da política se segurança, como acompanhamento de possíveis ataques virtuais e realização de cópias de segurança periódicas (“backup”).

Estrutura Legal: Solenemente ignorada em significativo número de websites, a estrutura legal diz respeito às regras que definem os direitos dos consumidores, deveres das empresas em relação ao comércio eletrônico e direitos e obrigações entre profissionais fornecedores de serviços web e os contrantes desses serviços. Tais regras adquirem importância nas situações de conflitos e estão dispersas em diferentes codificações, como o Código de Defesa do Consumidor, Código Civil e Marco Civil da Internet.

Para definição desta estrutura, via de regra com início e término estabelecidos, pois estável no tempo, mister se faz a assessoria de um advogado experiente em tecnologia da informação.

Estrutura Operacional: relaciona-se à utilização do website enquanto ferramenta para geração de negócios. Incluem-se aqui a coleta de pedidos, respostas aos questionamentos dos consumidores e a definição de uma política de “chamada para a ação” (“call to action”), com incentivos para que o consumidor participe das ofertas e promoções ou simplesmente se engaje virtualmente nas atividades do negócio.

Também integra a estrutura operacional a definição e divulgação da “Política de Privacidade” da empresa. Em termos simples, a “política de privacidade” representa as regras que norteiam os relacionamentos empresa-cliente.

Todos os diversos tipos de estruturas exigem documentações completas dos procedimentos, de forma a evitar dependências futuras em relação aos prestadores de serviços.


Website Operacional


Todo e qualquer website, assim como qualquer outro produto de software, exige manutenções regulares, sejam para solucionar possíveis falhas ou deficiências, sejam manutenções regulares das tecnologias, sejam para implementar novas funcionalidades.

Uma vez que a manutenção acompanhará toda a vida útil do website, erros em contratos de prestações de serviços, definições mal formuladas ou pobremente implementadas podem acarretar custos adicionais indesejáveis. Por essa razão, evite “queimar” etapas ou proceder intuitivamente na implementação de seu website acreditando que “ao final, tudo dará certo”. Pelo contrário, seja organizado e racional em suas decisões!


PS: Este artigo foi escrito por profissional com mais de 40 anos na área de Tecnologia da Informação e atuante como advogado há mais de 10 anos.