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Criando um website profissional

Criando um website profissional


Muitas pessoas acreditam que criar um website é uma tarefa fácil e você pode incluir-se entre essas pessoas. A publicidade que incentiva esse tipo de crença, na forma “tenha seu site pronto em minutos”, é abundante. E, em certo sentido, esse posicionamento é verdadeiro. Diversas tecnologias agilizam e tornam rápida a implementação de um website a partir de um modelo (“template”) pré-definido a requer tão somente a inserção de conteúdos.

Entretanto, desenvolver e manter ativo um endereço virtual tem pouco significado em termos práticos. E qual o porquê da pouca importância da mera existência de um website? Simplesmente porque o valor de um website repousa no volume de tráfico que consegue gerar. Um website adquire importância e valor na exata proporção em que consegue atrair visitantes e prender a atenção desses internautas.


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Definindo os critérios que nortearão seu negócio


Mas mesmo um excelente fluxo de visitantes para um website pode ter sua importância mitigada diante das expectativas de seu proprietário. Tal fato é verdadeiro no contexto de websites comerciais, quando existe a necessidade de transformar visitantes em consumidores. Entre 1000 visitantes em dado período de tempo com 5% deles realizando compras e 500 visitantes com 30% comprando, a segunda possibilidade, considerados os valores médios gastos por consumidor, é mais efetiva, pois no primeiro caso serão 50 vendas e no segundo 150 vendas. Ora, essa constatação exige, então, o delineamento claro do tipo de visitante a ser estimulado a visitar o website.

O delineamento do tipo de visitante visado pelo website parte da identificação do público-alvo (nicho de mercado) ao qual se dirige seu ramo de negócio. Isso não significado que outras pessoas não sejam bem-vindas, mas tão somente que os recursos dispendidos na criação e manutenção do website se concentrarão em alcançar aquelas pessoas com maior potencial de adquirirem os bens comercializados. Esse é o princípio fundamental de qualquer negócio: equalizar a oferta com a demanda.

Equalizar a oferta com a demanda, por seu turno, apresenta dois significados: o produto ou serviço sendo disponibilizado para negócio pode ser de grande utilidade e atratividade para você, mas essa característica é de pouca utilidade prática, pois é necessário que seja de grande utilidade e atratividade para o consumidor, de tal modo que este esteja disposto a pagar o preço pedido. E o segundo significado é a opção do consumidor em não comprar o bem do concorrente, mas comprá-lo de você. Embora esses dois significados do princípio fundamental de qualquer negócio apresentam uma enorme simplicidade, eles não são triviais pois, se assim o fosse, a mortalidade das microempresas brasileiras nos dois primeiros anos de vida, em 2014, não atingiria quase 45%

A mortalidade de outros tipos de empresas, como MEI (microemprendedor individual) são diferentes, mas as microempresas apresentam o maior peso relativo nos pequenos negócios no Brasil).


Analise seu Produto ou Serviço


O primeiro passo para definir seu nicho de mercado é ter um claro conhecimento sobre seu próprio produto ou serviço sob o ponto de vista das fraquezas e vantagens frente a concorrência. Enumere todas as características de seu produto e para cada característica identifique cada vantagem e fraqueza. Por exemplo, se você comercializa perfume natural, uma característica é ser fabricado sem aroma artificial ou fragrância sintética. Vantagem dessa característica: livre de álcool, corante ou conservante, com diminuição de riscos à saúde. Fraqueza: preço bem mais elevado que o similar obtido sinteticamente. Definidas as características de seu produto ou serviço, elabore um perfil abstrato de pessoas que poderiam estar nele interessado e dispostos a consumi-lo. Nesse perfil podem ser consideradas características como idade, área de residência, padrão de renda, interesses e área de ocupação.


Compreendendo como seus potenciais consumidores pensam


Outro elemento a ser considerado no delineamento de um público-alvo (nicho de mercado) para seu produto ou serviço reside na compreensão dos valores e atitudes das pessoas que o compõem. Entre esses encontram-se os possíveis comportamentos das pessoas, os interesses e passatempos, os estilos de vida e as atitudes. No exemplo de perfumes naturais acima citado, é provável que pessoas com avaliam negativamente os possíveis riscos de produtos artificialmente produzidos para a saúde apresentem maior disposição para o consumo de produtos naturais, ainda que com preços mais elevados, do que pessoas que focam o consumo dirigidas majoritariamente pelo preço do produto ou serviço.

Após o delineamento do público-alvo para seu produto ou serviço, analise objetivamente como proceder para que suas mensagens alcancem esse público, se ele será de fato beneficiado pela aquisição de seu produto ou serviço e qual o grau de dificuldade para encontrá-los. Considere, também, a possibilidade de existirem nichos diferenciados. Avalie, ainda, a possibilidade de suas análises apresentarem deficiências. Mas, acima de tudo, experimente e corrija possíveis falhas. Afinal, empreender uma atividade comercial não é tarefa fácil ou imediatista, mas depende, primariamente, de sua habilidade em visualizar cenários, validá-los pela prática, corrigir possíveis enganos e persistir em seus objetivos pois, se todas as soluções fossem fáceis, então inexistiriam crises econômicas. Para obter sucesso, experimente diferentes alternativas utilizando recursos disponíveis gratuitamente, como as redes sociais e blogs, até encontrar os resultados que você julgue adequados e aptos a propiciarem retorno ao seu negócio. Somente então defina as características, funcionalidades e objetivos de seu website.


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