Criando um website profissional
Criando um website profissional
Muitas pessoas acreditam que criar um website é uma tarefa fácil e você pode incluir-se entre essas pessoas. A publicidade que incentiva esse tipo de crença, na forma “tenha seu site pronto em minutos”, é abundante. E, em certo sentido, esse posicionamento é verdadeiro. Diversas tecnologias agilizam e tornam rápida a implementação de um website a partir de um modelo (“template”) pré-definido a requer tão somente a inserção de conteúdos.
Entretanto, desenvolver e manter ativo um endereço virtual tem pouco significado em termos práticos. E qual o porquê da pouca importância da mera existência de um website? Simplesmente porque o valor de um website repousa no volume de tráfico que consegue gerar. Um website adquire importância e valor na exata proporção em que consegue atrair visitantes e prender a atenção desses internautas.
Definindo os critérios que nortearão seu negócio
Mas mesmo um excelente fluxo de visitantes para um website pode ter sua importância mitigada diante das expectativas de seu proprietário. Tal fato é verdadeiro no contexto de websites comerciais, quando existe a necessidade de transformar visitantes em consumidores. Entre 1000 visitantes em dado período de tempo com 5% deles realizando compras e 500 visitantes com 30% comprando, a segunda possibilidade, considerados os valores médios gastos por consumidor, é mais efetiva, pois no primeiro caso serão 50 vendas e no segundo 150 vendas. Ora, essa constatação exige, então, o delineamento claro do tipo de visitante a ser estimulado a visitar o website.
O delineamento do tipo de visitante visado pelo website parte da identificação do público-alvo (nicho de mercado) ao qual se dirige seu ramo de negócio. Isso não significado que outras pessoas não sejam bem-vindas, mas tão somente que os recursos dispendidos na criação e manutenção do website se concentrarão em alcançar aquelas pessoas com maior potencial de adquirirem os bens comercializados. Esse é o princípio fundamental de qualquer negócio: equalizar a oferta com a demanda.
Equalizar a oferta com a demanda, por seu turno, apresenta dois significados: o produto ou serviço sendo disponibilizado para negócio pode ser de grande utilidade e atratividade para você, mas essa característica é de pouca utilidade prática, pois é necessário que seja de grande utilidade e atratividade para o consumidor, de tal modo que este esteja disposto a pagar o preço pedido. E o segundo significado é a opção do consumidor em não comprar o bem do concorrente, mas comprá-lo de você. Embora esses dois significados do princípio fundamental de qualquer negócio apresentam uma enorme simplicidade, eles não são triviais pois, se assim o fosse, a mortalidade das microempresas brasileiras nos dois primeiros anos de vida, em 2014, não atingiria quase 45%
A mortalidade de outros tipos de empresas, como MEI (microemprendedor individual) são diferentes, mas as microempresas apresentam o maior peso relativo nos pequenos negócios no Brasil).
Analise seu Produto ou Serviço
O primeiro passo para definir seu nicho de mercado é ter um claro conhecimento sobre seu próprio produto ou serviço sob o ponto de vista das fraquezas e vantagens frente a concorrência. Enumere todas as características de seu produto e para cada característica identifique cada vantagem e fraqueza. Por exemplo, se você comercializa perfume natural, uma característica é ser fabricado sem aroma artificial ou fragrância sintética. Vantagem dessa característica: livre de álcool, corante ou conservante, com diminuição de riscos à saúde. Fraqueza: preço bem mais elevado que o similar obtido sinteticamente. Definidas as características de seu produto ou serviço, elabore um perfil abstrato de pessoas que poderiam estar nele interessado e dispostos a consumi-lo. Nesse perfil podem ser consideradas características como idade, área de residência, padrão de renda, interesses e área de ocupação.
Compreendendo como seus potenciais consumidores pensam
Outro elemento a ser considerado no delineamento de um público-alvo (nicho de mercado) para seu produto ou serviço reside na compreensão dos valores e atitudes das pessoas que o compõem. Entre esses encontram-se os possíveis comportamentos das pessoas, os interesses e passatempos, os estilos de vida e as atitudes. No exemplo de perfumes naturais acima citado, é provável que pessoas com avaliam negativamente os possíveis riscos de produtos artificialmente produzidos para a saúde apresentem maior disposição para o consumo de produtos naturais, ainda que com preços mais elevados, do que pessoas que focam o consumo dirigidas majoritariamente pelo preço do produto ou serviço.
Após o delineamento do público-alvo para seu produto ou serviço, analise objetivamente como proceder para que suas mensagens alcancem esse público, se ele será de fato beneficiado pela aquisição de seu produto ou serviço e qual o grau de dificuldade para encontrá-los. Considere, também, a possibilidade de existirem nichos diferenciados. Avalie, ainda, a possibilidade de suas análises apresentarem deficiências. Mas, acima de tudo, experimente e corrija possíveis falhas. Afinal, empreender uma atividade comercial não é tarefa fácil ou imediatista, mas depende, primariamente, de sua habilidade em visualizar cenários, validá-los pela prática, corrigir possíveis enganos e persistir em seus objetivos pois, se todas as soluções fossem fáceis, então inexistiriam crises econômicas. Para obter sucesso, experimente diferentes alternativas utilizando recursos disponíveis gratuitamente, como as redes sociais e blogs, até encontrar os resultados que você julgue adequados e aptos a propiciarem retorno ao seu negócio. Somente então defina as características, funcionalidades e objetivos de seu website.
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